sistema (física)

Em física, um sistema consiste na referência geométrica (corpo ou conjunto de corpos), com características próprias, que vai ser objeto de estudo. Um sistema separa-se da sua vizinhança pela fronteira. Um sistema juntamente com a sua vizinhança constitui o Universo.
Uma transferência de energia realiza-se por interação entre sistemas, isto é, entre um sistema e a sua vizinhança. O sistema de onde provém a energia é a fonte e o sistema para onde a energia é transferida é o recetor.
Um sistema, sob o ponto de vista energético, pode ser classificado em sistema aberto, sistema fechado e sistema isolado.
Num sistema aberto, as fronteiras permitem trocas de energia e de matéria com a vizinhança. Num sistema fechado, as fronteiras permitem trocas de energia com a vizinhança, mas não permitem troca de matéria. Num sistema isolado, as fronteiras não permitem trocas de matéria nem de energia com a vizinhança.
Um sistema termodinâmico é aquele que é constituído por um número elevado de corpúsculos (átomos, moléculas ou iões). Estes possuem energia cinética e energia potencial.
Como referenciar: Porto Editora – sistema (física) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 20:27:31]. Disponível em