sistema operativo

O computador é controlado pelo sistema operativo que tem como função gerir o correto funcionamento dos seus componentes (teclado, rato, monitor, disco rígido, unidades de CD-ROM, unidades de disquetes, etc.).
Após o arranque do computador, iniciado pela BIOS, o sistema operativo é carregado para a memória (RAM). Os programas de computador funcionam sobre o sistema operativo.
Existem diversos sistemas operativos: por "comandos" - em modo caracteres, como o MS-DOS, e os de interface gráfica (GUI - Graphical User Interface), como o Windows da Microsoft e o sistema operativo Macintosh da Apple. Estes dois sistemas operativos são os mais usuais devido a serem mais práticos para o utilizador. Os programas desenvolvidos para uns sistemas, não funcionam para outros.
A Microsoft lançou, em 1990, a versão 3.0 deste sistema operativo (primeira versão do Windows com "real" interface gráfica). No entanto, é em 1995 que o Windows 95, caracterizado pelo seu funcionamento em janelas (podem sobrepor-se diversas janelas e assim manter diferentes programas em uso - multitarefa), revoluciona o mercado informático. A sua capacidade plug and play permite que a instalação de novos componentes do computador seja automaticamente detetada. Em 1998, foi lançado o Windows 98, que acrescentou algumas novas funcionalidades.
O Macintosh foi lançado em 1984 e passou a representar um papel importante devido à sua interface gráfica. Em 1987, com o Mac II e com a introdução da cor, rapidamente o sistema operativo do Macintosh foi adotado para o setor de edição eletrónica e para o setor gráfico.
Como referenciar: sistema operativo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-24 15:39:59]. Disponível na Internet: