snooker

O snooker é um jogo para dois jogadores, ou às vezes quatro, praticado numa mesa própria, com 22 bolas (15 vermelhas, seis de cores diferentes e uma branca, que é a que se movimenta), em que se utiliza um taco para impelir a bola branca. A mesa tem seis buracos, onde devem ser introduzidas as bolas para que sejam somados pontos.
As bolas vermelhas são dispostas na mesa de modo a formar um triângulo. Somam-se pontos à medida em que se colocam as bolas num dos seis buracos da mesa, ou se sofrem penalizações, altura em que os pontos são atribuídos ao adversário. Para tal, cada jogador deve primeiro introduzir as bolas vermelhas, com a ajuda da branca, que é movimentada pelo taco. A seguir a acertar nestas, o que vale um ponto cada, deve então jogar uma das bolas de cor, que têm os seguintes valores: preto (7 pontos), rosa (6), azul (5), castanho (4), verde (3), amarelo (2). Se se colocar uma bola de cor num buraco,esta será novamente colocada na mesa, até que todas a vermelhas estejam nos buracos. Só então se podem tentar introduzir as de cor e pela ordem crescente dos pontos que valem, até ficar apenas a bola branca. Um jogador perde a vez de jogar quando não acerta na bola, ou falha a sequência de cores.
O snooker surgiu por volta de 1875, nas montanhas Nilgri, na Índia, pela mão de oficiais do exército britânico, sendo uma espécie de descendente do bilhar, mas também do jogo da pirâmide, que consistia em meter num buraco oito bolas de um grupo de quinze. No jogo participavam duas, ou mais pessoas e o primeiro a meter oito bolas ganhava. Um coronel britânico estacionado na Índia, Neville Bowes Chamberlain, resolveu então misturar estes dois jogos num novo, que veio a chamar-se snooker, palavra que teve origem na designação então dada aos cadetes trapalhões do exército.
Em 1885, um dos maiores bilharistas da época, John Roberts, que era simultaneamente um homem de negócios, encontrou Chamberlain na Índia e acabou por levar o jogo para Inglaterra. Já nas ilhas começou a comercializar os apetrechos necessários para jogar snooker. Os profissionais do bilhar não gostaram nada da ideia, mas a verdade é que o snooker fez grande sucesso e, em 1916, teve lugar a primeira edição do campeonato inglês de amadores, isto já depois de, em 1900, a Associação de Bilhar ter reconhecido as primeiras regras do novo jogo.
O primeiro campeonato profissional teve lugar, em 1927, por iniciativa de Joe Davis, o melhor jogador da época. Davis venceu a edição de estreia e dominou a modalidade a nível mundial até 1946, quando se retirou depois de ter sido o grande responsável pela divulgação do snooker.
Os campeonatos mundiais, que desde 1969 são anuais, têm lugar em Sheffield, Inglaterra.
As mulheres começaram a praticar snooker ainda na década de 30 e, desde 1933, disputaram-se campeonatos amadores femininos, mas só a partir da década de 70 é que o interesse começou a crescer. Assim, em 1976, disputou-se o primeiro campeonato mundial feminino, em paralelo com o masculino.
Para além das ilhas britânicas, o snooker é também praticado a bom nível em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Malta e Malásia.
Como referenciar: snooker in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 04:14:12]. Disponível na Internet: