snowboard

O snowboard, que consiste em descer colinas e montanhas em cima de uma prancha, resulta de uma mistura entre o esqui, o surf e o skate, sendo normalmente praticado em locais onde existe neve. No entanto, com o aumento crescente de adeptos já se fazem encontros desta modalidade em terras quentes, recorrendo-se para isso a neve artificial.
O snowboard é um desporto já com alguns anos de existência, tendo nascido há cerca de três décadas nos Estados Unidos. Foi trazido para a Europa oito anos depois. Tudo começou no dia de Natal de 1966, quando Serman Popen, considerado o pai do snowboard, juntou dois esquis e, mudando as fixações, criou uma prancha para descer com as suas filhas a colina perto de sua casa. As pranchas que apareceram depois eram pequenas e tinham uma corda na ponta que o praticante de snowboard tinha de segurar para não embicar na neve. Depois, com o tempo, as pranchas começaram a ficar maiores, sendo fabricadas com alta tecnologia. Também foi desenvolvido um sistema de fixar as botas à prancha, o que permite a realização de acrobacias mais espetaculares. As competições tiveram início em 1986 com o Radical Snowboarding Clube de Zurique. Este clube organizou também o primeiro campeonato internacional, na Estância de Saint Moritz.
Em Portugal, a prática de snowboard só é possível na Estância da Serra da Estrela onde também se realizam algumas competições.
Como referenciar: snowboard in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-20 17:18:21]. Disponível na Internet: