Sofia Prazeres

Tenista portuguesa, Sofia Prazeres nasceu a 19 de junho de 1974, no Porto. Aos sete anos começou a jogar ténis, apoiada pelos pais que a levaram a praticar a modalidade.
Na sua juventude, conquistou diversos títulos, o que a convenceu, em 1991, com 17 anos de idade, a tornar-se jogadora profissional.
Sentiu-se motivada para seguir esta opção depois de no ano anterior se ter sagrado pela primeira vez campeã nacional absoluta de ténis. A tenista portuense, entretanto, foi morar para Carcavelos, nos arredores de Lisboa, onde se pôde concentrar melhor na modalidade, que passou a dominar de forma inequívoca a nível nacional. De tal maneira que, entre 1990 e 1998, conquistou por nove vezes consecutivas o título nacional absoluto feminino. Este feito somente foi superado por Leonor Santos que entre 1967 e 1976 ganhou os dez campeonatos disputados. Também em pares o domínio de Prazeres foi evidente, já que conquistou seis triunfos no mesmo espaço de tempo.
Apesar do domínio patenteado a nível interno, no estrangeiro Sofia Prazeres não conseguiu fazer uma grande carreira, já que a melhor classificação que obteve no ranking da WTA (Women's Tennis Association - Associação de Ténis de Mulheres), entidade que rege o ténis feminino, foi um modesto 162.º lugar em 1994.
Depois de vários anos a jogar no Circuito Satélite, em 1997 Sofia Prazeres alcançou finalmente o seu primeiro título internacional, ao triunfar numa prova que teve lugar em Guimarães. Este viria a ser, contudo, o único título desta dimensão ao longo da sua carreira, apesar de por diversas vezes ter chegado perto da final de outros torneios.
Em 1998, algo desmotivada pela falta de concorrência a nível nacional, Sofia Prazeres decidiu abandonar a competição profissional, numa altura em que contava apenas 24 anos.
Resolveu dar um novo rumo à sua vida, mas sempre ligada ao ténis, já que passou a desempenhar, nesse mesmo ano, a função de treinadora no Clube de Ténis do Porto, facto que lhe permitiu regressar à cidade onde nasceu. Logo no primeiro ano de atividade foi uma das responsáveis pela obtenção de mais um título nacional por parte do Clube de Ténis do Porto. Ao mesmo tempo retomou os estudos e ingressou em Contabilidade no ensino superior.
Como referenciar: Porto Editora – Sofia Prazeres na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-07 05:05:40]. Disponível em