solvente

Um solvente consiste numa substância geralmente líquida, que dissolve outra substância ou substâncias formando-se uma solução.
Os solventes podem ser classificados quanto à sua polaridade.
Os solventes polares são compostos, tal com a água e a amónia líquida, que possuem momentos dipolares e consequentemente constantes dielétricas elevadas. Estes solventes são capazes de dissolver compostos iónicos ou compostos covalentes que se ionizam. Os solventes não polares são compostos, tal como o etoxietano e o benzeno, que não possuem momentos dipolares permanentes. Estes não dissolvem compostos iónicos mas dissolvem compostos covalentes não polares.
Os solventes podem ainda ser classificados de acordo com as suas propriedades de dadores ou de aceitadores de protões. Os solventes apróticos não aceitam nem cedem protões. O tetracloreto de carbono é um exemplo.
Muito embora o solvente mais comum seja a água, este termo refere-se geralmente a líquidos orgânicos com uma temperatura de ebulição baixa, que são perigosos quando utilizados em ambientes fechados.
Os solventes orgânicos típicos são os destilados do petróleo (em colas), o xilol (em tintas), os álcoois (para resinas sintéticas e naturais, como a goma-laca), os ésteres (em lacas, incluindo o verniz de unhas), as cetonas (em lacas celulósicas e resinas) e os hidrocarbonetos com cloro (como decapantes e fluidos de limpeza a seco).
Como referenciar: solvente in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-22 08:22:37]. Disponível na Internet: