Sony Corporation

Sony Corporation, empresa fabricante japonês da área eletrónica, com sede em Tóquio.

A companhia foi fundada em 1946 por Akio Morita, como "Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha" (algo como "empresa de engenharia de telecomunicações de Tóquio), e mudou o seu nome para Sony Corporation em 1958. Em 1960 estabeleceu a Sony Corporation of America nos EUA e a Sony S.A. na Suíça. Em 1961 tornou-se a primeira empresa sediada no Japão a oferecer as suas ações no mercado de valores americano.
Hoje em dia, a Sony tem filiais e subsidiárias na América do Sul, América do Norte e América Central, na Europa, no Médio Oriente, na Austrália e na Ásia.

A empresa não se limita a projetar, fabricar e vender equipamento eletrónico; é líder no desenvolvimento de bens da "eletrónica de consumidor", como os vídeogravadores, equipamentos para discos compactos (CDs) e sistemas de televisão. Para além de ter como objetivo, desde o início, o mercado internacional, a Sony sempre apostou fortemente na inovação: nos anos 70 introduziu o walkman<sup>®</sup>, um sistema estereofónico portátil, e mais tarde o Watchman, uma televisão suficientemente pequena para ser usada como um relógio de pulso.

O sistema Betamax da Sony, com o formato BETA da videocassete, foi o primeiro gravador de vídeo caseiro a aparecer no mercado, embora tenha acabado por ser ultrapassado e substituído pelo formato VHS, o qual acabou por se transformar no padrão para a indústria vídeo. Contudo, o sistema BETACAM da Sony é hoje considerado padrão no equipamento de transmissão comercial, usado por produtoras de vídeo e estações televisivas.

Com a aquisição da companhia CBS Records, Inc. em 1988 e a Columbia Pictures Entertainment, Inc. em 1989, a Sony tornou-se uma das principais companhias ligadas à indústria da produção televisiva, cinematográfica e discográfica. Foi pioneira nos sistemas caseiros de vídeo (1975), no CD player (1982) e nas "camcorders" (1983), e entrou no mercado do software de entretenimento.

Mantém-se ativa no campo da indústria informática, oferecendo produtos para processamento e armazenamento de dados, e nas telecomunicações, produzindo atendedores /gravadores de chamadas, telefones domésticos sem fios, e telefones móveis celulares.
Como referenciar: Sony Corporation in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 00:30:18]. Disponível na Internet: