Sony PlayStation

Nome dado pela Sony à sua gama de plataformas para jogos.
A PlayStation foi lançada no Japão a 3 de dezembro de 1994. Nos Estados Unidos da América e na Europa o lançamento foi feito a 9 e a 29 de setembro de 1995, respetivamente.
Depois de um sucesso sem precedentes com a primeira versão, a Sony apostou na continuação da marca PlayStation com o lançamento de uma segunda consola, a PS2. Lançada a 4 de março de 2000 no Japão, a 26 de outubro nos Estados Unidos da América e a 24 de novembro na Europa, tinha como principal novidade, para além do design e da superior capacidade de processamento, a inclusão de um leitor de DVD. Como características principais destacam-se a velocidade de relógio de 300 MHz, memória de 2 MB de Rambus RAM (principal) e 4 MB de DRAM no chip gráfico principal, largura de banda da memória de 3.2 GB/s (Gigabytes por segundo). O formato do software é do tipo DVD normal com 4.7 GB de capacidade, compatível com os jogos da PSOne. A PS2 permite a ligação de 2 comandos, e como periféricos disponibiliza um modem e um disco duro. Estas inovações ditaram o sucesso imediato da consola, levando a Sony a atingir um lugar de topo no mercado. Em dezembro de 2004 foi lançada no Japão a versão PSP (PlayStation Portable). Esta nova consola portátil, com apenas 280 g, apresenta um processador a 333 MHz, um ecrã TFT panorâmico de 10 cm com uma resolução de 480 x272 píxeis e 16.77 milhões de cores, Wi-Fi, USB 2.0, Memory Stick Duo e infra-vermelhos. Os jogos são distribuídos em UMD (Universal Media Discs) de 1.8 GB.
Em novembro de 2006, mais de um ano após o seu anúncio oficial, é lançada no Japão e Estados Unidos a Playstation 3.
O novo modelo da consola vinha originalmente em duas versões diferentes, de acordo com o tamanho do disco rígido que incluíam: a PS3 Basic, com um disco de 20 GB, e a PS3 Premium, equipada com uma unidade de 60 GB.
À Europa, onde foi lançada apenas a 23 de março de 2007, chegou unicamente a versão com 60 GB disponíveis num disco do tipo Serial-ATA (SATA), passível de upgrade, ou seja, que pode ser substituído por um outro com as mesmas características e maior capacidade.
A nova consola vem ainda equipada com quatro portas USB, um leitor de cartões de memória que lhe permite ler vários formatos, como Memory Stick, SD/MultiMedia Card, ou CompactFlash, placa de rede Ethernet e wireless, Bluetooth, saída de vídeo de alta definição, e um leitor de discos "Blue-Ray", que lhe permite utilizar discos capazes de armazenar até 50 Gb de dados, no caso do "Blue-Ray" de dupla camada, mantendo a capacidade de leitura de CD e DVD comuns.

Como referenciar: Sony PlayStation in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-21 00:25:25]. Disponível na Internet: