Sória

Província de Espanha Central incluída na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, tendo como capital a cidade de Sória (ou Soria, em espanhol). Faz fronteira com as seguintes províncias: Rioja a norte, Saragoça a este, Guadalajara a sul, e Segóvia e Burgos a oeste. Tem uma superfície de 10 303 km2. A população absoluta da província de Sória é de 93 503 habitantes, o que equivale a 0,21% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 9,1 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É uma região planáltica e montanhosa, apresentando um clima temperado continental. A noroeste da cidade de Sória fica a serra de Urbião, coberta de pinheiros e com uma grande lagoa, a Lagoa Negra de Urbião.
Em Sória há alguns edifícios antigos dignos de serem visitados como o Palácio dos Condes de Gómara e a Concatedral de S. Pedro do século XVI. O Mosteiro de S. João do Douro do século XIII é outro monumento de interesse.
Embora Sória tenha entrado para a História através dos romanos, na atual muralha do castelo descobriram-se restos de uma povoação que está certamente associada à História de Numância, antiga cidade a norte de Sória destruída em 133 a. C. pelas tropas romanas. No museu Numantino podem ser vistos achados destas ruínas e das de Termes.
Como referenciar: Sória in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:56:31]. Disponível na Internet: