Sousa Cintra

Empresário e dirigente desportivo português, José Sousa Cintra nasceu no Algarve, no seio de uma família humilde da aldeia de Raposeira. Começou a trabalhar muito jovem, ainda na aldeia, nomeadamente a vender caracóis, mas aos quinze anos foi viver para Lisboa. Nesta cidade, foi ascensorista no Hotel Tivoli, emprego que acumulou com o de venda de aguarelas, atividade que lhe permitiu ganhar muito dinheiro. Aos dezasseis anos entrou como voluntário para a Marinha e saiu de lá quatro anos depois.
A seguir à Revolução do 25 de abril de 1974 foram-lhe expropriados alguns bens, mas
Sousa Cintra continuou com os seus negócios e acabou por se tornar proprietário das Águas Vidago. Considerado um dos mais bem sucedidos empresários portugueses, tornou-se uma figura pública a partir do momento em que assumiu a presidência do Sporting Clube de Portugal.
Numa altura em que o clube vivia uma fase de grande instabilidade, resolveu entrar na corrida eleitoral e apesar de só ter ido a tempo de fazer seis dias de campanha acabou por vencer o sufrágio com a maioria. A 23 de junho de 1989, assumiu a presidência do clube, onde esteve até 1995, ano em que foi substituído por Pedro Santana Lopes.
Durante os seus três mandatos, e apesar de muito investimento, a equipa de futebol do Sporting só conquistou um troféu, a Taça de Portugal de 1995/96, e, mesmo assim, com a final da competição a realizar-se numa altura em que já era Santana Lopes o presidente. A 1 de fevereiro de 1994, Sousa Cintra inaugurou o Museu do Sporting.
Depois de abandonar a presidência do clube, voltou a dedicar-se em exclusivo à atividade de empresário.
Em 1998, comprou uma fábrica de cerveja em São Paulo e, ao fim de dois anos, era já o quarto maior produtor de cerveja do Brasil. A cerveja Cintra rapidamente conquistou os brasileiros e foi montada uma segunda fábrica, no Rio de Janeiro.
Em 2002, apostou em força no mercado português de cerveja, lançando a marca Cintra com base numa fábrica em Santarém.
Como referenciar: Sousa Cintra in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-15 08:41:57]. Disponível na Internet: