Soviete Supremo

Órgão Supremo do poder governamental na União Soviética. Os seus membros eram eleitos por um período de quatro anos. Por sua vez este elegia o Presidium, formava o Tribunal Supremo e nomeava o procurador geral da ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
É composto por dois departamentos, o Soviete da Nação, eleito na base das unidades administrativas políticas da população, e o Soviete das Nacionalidades, eleito com base nas populações étnicas.
O Soviete Supremo reunia-se regularmente duas vezes por ano mas podia reunir-se em sessões extraordinárias por vontade do Presidium ou pela intercessão de uma república unida. O Presidium punha diariamente em prática as resoluções do Soviete Supremo quando este não estava reunido em sessão. Atualmente, o Soviete Supremo serve de carimbo parlamentar ao Partido Comunista, onde reside o real poder económico e político.

Como referenciar: Soviete Supremo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 02:52:05]. Disponível na Internet: