Soweto

Cidade situada na área metropolitana de Joanesburgo, cuja população constitui um símbolo da resistência dos negros sul-africanos à opressão sistemática do regime do apartheid.
O crescimento da cidade iniciou-se depois da Primeira Guerra Mundial, desenvolvendo-se como um gueto de trabalhadores negros, que eram obrigados a viver naquele local sob o domínio de um sistema de segregação racial legalizado, conhecido como apartheid.
Em 1976, a cidade foi palco de um protesto sangrento, no qual foram mortos vários estudantes negros, que protestavam contra a imposição do afrikaans como língua de instrução nas escolas negras, a designada Rebelião de Soweto. A partir deste acontecimento sucederam-se as greves, as manifestações e os boicotes até 1991, altura em que se deu a queda deste regime segregacionista.
Nesta cidade viveram Nelson Mandela e Desmond Tutu, ambos agradecidos com o Prémio Nobel da Paz devido à luta que desenvolveram pela causa do seu povo.
A população de Soweto tem aumentado a um ritmo muito acelerado, por um lado devido às migrações externas, e por outro devido às migrações internas, êxodo rural, das áreas rurais para o perímetro da cidade. Deste modo, Soweto defronta-se com um novo desafio, que será o de conseguir um desenvolvimento sustentável da cidade perante esta condicionante.
A população continua a ser muito pobre, sem infraestruturas suficientes a nível da eletrificação e saneamento básico, com défices de oportunidades económicas e culturais, sendo a taxa de desemprego elevada, assim como os índices de criminalidade.
Em Soweto convive um grande número de grupos étnicos, nomeadamente brancos descendentes de europeus, negros africanos, mestiços e asiáticos.
Existem algumas pequenas indústrias localizadas na área da cidade, nas quais trabalham algumas pessoas que vivem nos arredores, pelo que este facto faz com que as migrações pendulares sejam parte da rotina diária da população suburbana.
Como referenciar: Soweto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 23:58:35]. Disponível na Internet: