Space Jam

Filme norte-americano realizado em 1996 por Joe Pytka, Space Jam foi interpretado por Michael Jordan, Wayne Knight, Charles Barkeley, Patrick Ewing, Bill Murray e diversas personagens de animação. O argumento foi escrito por Leo Benvenuti, Steve Rudnick, Timothy Harris e Herschel Weingrod.
Misturando imagem real com cinema de animação, ao estilo de Who Framed Roger Rabbit? (Quem Tramou Roger Rabbit?, 1988), esta foi uma tentativa de revitalizar a divisão de animação da Warner Brothers e, simultaneamente, celebrar a lenda do basquetebol norte-americano Michael Jordan. A história é protagonizada pelos famosos "Looney Tunes" da Warner Bros., personagens de animação lideradas pelo coelho Bugs Bunny. Estes são raptados por um grupo de extraterrestres que julga que Bugs Bunny, Porky Pig, Speedy Gonzalez e companhia vão conseguir reanimar um parque de diversões (Moron Mountain) que tem sido mal-sucedido no planeta deles. Tentando obter a liberdade, Bugs Bunny propõe aos alienígenas um grande jogo de basquetebol para resolver a questão. O problema é que os Monstars (os extraterrestres), liderados pelo malévolo Swackhammar (voz de Danny De Vito), conseguiram roubar os poderes de estrelas da NBA como Charles Barkeley, Patrick Ewing e outros, tornando-se uma equipa quase invencível. É então que Bugs Bunny pede ajuda a Michael Jordan (que se interpreta a si próprio, tal como os restantes basquetebolistas), dizendo-lhe que se eles perderem o jogo serão levados como escravos para o planeta dos Monstars. Jordan, que entretanto se tinha retirado do basquetebol e dedicado a jogar basebol, aceita o desafio, embora se sinta destreinado. Começa então a preparar-se para o jogo com a ajuda do seu célebre colega Bill Murray.
Realizado por um conceituado realizador de anúncios publicitários, alguns deles com a participação do próprio Jordan, este é um tributo a Michael Jordan, uma das maiores estrelas do basquetebol da história, que aqui adquire um estatuto de semideus. Apesar da história ser esquemática e mais apropriada para crianças, existem alguns bons momentos de humor e algumas sequências espetaculares. De destacar a presença de diversas figuras conhecidas do desporto americano em pequenos papéis.
A música "I Believe I Can Fly", de R. Kelly, venceu um Grammy e tornou-se um êxito internacional.
Como referenciar: Space Jam in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 21:41:45]. Disponível na Internet: