Spandau Ballet

Os primeiros espetáculos dos Spandau Ballet tiveram lugar em discotecas londrinas que acharam as roupas extravagantes e a maquilhagem exagerada do movimento new wave mais apelativas do que a onda punk. Foi precisamente durante uma atuação numa festa, que a Island Records decobriu a banda e lhe ofereceu de imediato um contrato discográfico. No entanto, os Spandau Ballet recusaram. Preferiram fundar a sua própria editora, a Reformation, que em 1980 acabou por se associar à Chrysalis.
Single após single, a banda foi conquistando não só o público britânico, como também a pouco e pouco se introduziu no mercado norte-americano. "To Cut a Long Story Short", "The Freeze" e "Musclebound" antecederam a chegada do álbum de estreia Journey Glory. Seguiram-se "Instinction" e "Lifeline", mais dois singles bem sucedidos, e em 1983 foi apresentado aquele que ainda hoje é considerado o cartão de visita da banda, o single "True", incluído no álbum com o mesmo nome. A sonoridade do registo foi comparada com a dos Roxy Music, diferente da dos álbuns anteriores, pelo que foi considerado um passo em frente na carreira da banda. O álbum True marcou o ponto alto do percurso dos Spandau Ballet, que poucos anos depois começou a decair. Parade (1984) já não convenceu o mercado norte-americano, apesar de ter continuado a agradar ao público britânico.
No ano seguinte, começaram os conflitos entre a banda e a Chrysalis. A razão: a banda achava que a editora não estava a fazer o trabalho de promoção necessário e tal refletia-se no fraco volume de vendas dos discos do grupo. Resultou a instauração de um processo à Chrysalis, em 1986. Já no catálogo da CBS/Columbia, os Spandau Ballet editaram Through the Barricades (1986). Depois de Heart Like a Sky, editado em 1989, a banda começou a desmembrar-se até que, em 1990, os Spandau Ballet puseram um ponto final na sua carreira conjunta.
Gary e Martin Kemp enveredaram pelo cinema e Tony Hadley editou um álbum a solo em 1993, intitulado State of Play.
Os Spandau Ballet foram, logo a seguir aos Duran Duran, a banda britânica do chamado movimento new wave que mais marcas deixou na história da música. Apesar de, na verdade, terem sido uma espécie de grupo one hit wonder graças ao single "True", o contributo dos Spandau Ballet para a música acabou por ser muito mais significativo.
Como referenciar: Spandau Ballet in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 01:01:08]. Disponível na Internet: