Artigos de apoio

Spice Girls
Quinteto pop inglês, formado em 1993 e composto por Victoria (n. 17/04/74, Essex, Inglaterra), Mel B (n. 29/05/75, Leeds, Yorkshire, Inglaterra), Emma (n. 21/01/76, Londres, Inglaterra), Mel C (n. 12/01/74, Widnes, Lancashire, Inglaterra) e Geri (n. 06/08/72, Watford, Hertfordshire, Inglaterra).
Cada elemento do grupo possui um apelido atribuído pela imprensa britânica: Victoria é a "posh spice"; Mel B, a "scary spice"; Emma, a "baby spice"; Mel C, a "sporty spice"; Geri, a "ginger spice". Estes rótulos funcionam tanto como extensão das suas personalidades, como instrumento de promoção do grupo.
O percurso de sucesso das Spice Gilrs teve o seu início em junho de 1996 com o estrondoso êxito do single "Wannabe", a expressão da filosofia do "Girl Power", imagem de marca do grupo. "Wannabe" tornou-se no primeiro single de estreia de um grupo feminino a atingir o primeiro lugar das tabelas em Inglaterra. O segundo single, "Say You'll Be There", seguiu os passos do seu antecessor em termos de sucesso.
Em finais de 1996, surgiu o esperado álbum de estreia, Spice, acompanhado da balada "2 Become 1". Ambos entraram diretamente para o primeiro lugar das tabelas de vendas. O êxito alcançado na sua terra natal foi repetido em 1997 nos Estados Unidos da América. "Mama" e "Who Do You Think You Are" fizeram também parte do álbum.
Acompanhado pelo filme com o mesmo nome, surgiu, em 1997, o segundo álbum, Spiceworld, que incluiu os êxitos "Spice Up Your Life", "Too Much" e "Stop".
Em maio de 1998, Geri deixou o grupo devido a divergências pessoais. Em 1999, editou o seu primeiro álbum a solo Schizophonic, cujo primeiro single foi "Look At Me".
O primeiro single das Spice Girls como quarteto foi "Viva Forever" (1998). Em novembro do mesmo ano, receberam os prémios MTV Europe para Melhor Grupo e Melhor Álbum Pop. Seguiu-se o single "Goodbye".
Em agosto de 1998, Victoria casou-se com o futebolista David Beckham. Em setembro do mesmo ano, Mel B casou-se com Jimmy Gulzar, dançarino nos espetáculos do grupo, passando a autodesignar-se Mel G.
Em 1999, participaram na banda sonora da animação da Disney, Aida, com o tema "My Strongest Suit". No mesmo ano Emma, Mel C e Mel G (ex-B) envolveram-se em projetos próprios. A "baby spice" gravou "Don't Go Breaking My Heart", em dueto com Ronan Keating (Boyzone). A "sporty spice" participou no álbum de Bryan Adams On A Day Like Today através de um dueto no tema "When You're Gone", e participou na banda sonora do filme Big Daddy com o tema a solo, "Ga Ga". A "scary spice" gravou "I Want You Back", em dueto com Missy Elliot. Seguiu-se a estreia a solo com uma versão do tema "Word Up", original de Cameo, a antecipar a gravação do seu álbum de estreia.
Em 2000, as Spice regressaram, ainda sem Geri, com o álbum Forever. As críticas classificaram o disco como uma prova do fim das Spice Girls, deixando atrás de si um caminho de sucesso, graças a uma fórmula entretanto vencida pelo tempo e pelas novas tendências musicais. As sensuais cantoras pareciam mais interessadas nos seus projetos a solo: Geri Halliwell gravou o segundo álbum a solo, de título Scream If You Wanna Go Faster (2001), Melanie B gravou o seu primeiro disco a solo, de título Hot (2003), Emma Bunton editou dois álbuns a solo e Melanie C também gravou dois álbuns.
No ano de 2004, começaram a surgir alguns rumores quanto à possibilidade de as Spice Girls voltarem a juntar-se para a edição de um novo trabalho.
Como referenciar: Spice Girls in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-25 03:30:48]. Disponível na Internet: