spin

Spin é a designação atribuída ao momento angular intrínseco de uma partícula que adota um valor determinado (número quântico de spin) e representa-se pela letra s.
Este representa a parte do momento angular total de uma partícula, átomo, núcleo, entre outros, que é diferente do seu momento angular orbital. Uma molécula, átomo ou núcleo num dado nível de energia, ou uma dada partícula elementar, tem um spin específico assim como tem uma dada massa ou carga. De acordo com a teoria quântica, o spin é quantizado e está restringido a múltiplos de h/2p, onde h é a constante de Planck. Este permite determinar o estado quântico do sistema em questão.
A hipótese do spin, introduzida para explicar o comportamento dos átomos no seio de campos eletromagnéticos, foi formulada em 1925 pelos físicos holandeses Samuel Abraham Goudsmit e George Eugene Uhlenbeck em vista dos resultados obtidos com a experiência de Stren-Gerlach e com o efeito Zeemann, e foi formalizada matematicamente pelo físico suíço de origem austríaca Wolfgang Pauli em 1927, através do método matricial.
Como referenciar: spin in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 01:08:26]. Disponível na Internet: