Stanley Milgram

Psicólogo norte-americano, nascido em 1933 e falecido em 1984, cujo doutoramento foi orientado por Gordon Allport, investigou no âmbito da sua tese as diferenças ao nível do conformismo em culturas distintas. Entre 1959 e 1960, trabalhou em Paris com Salomon Asch que desenvolvia investigações sobre a conformidade. De regresso aos Estados Unidos da América, Milgram decide orientar o seu trabalho no sentido de conhecer a atitude de obediência. As suas experiências permitiram identificar alguns fatores que explicam a obediência à autoridade: o desejo de ser aceite, baixa autoestima e aceitação da autoridade. A sua teoria foi exposta no livro Obedience to Authority publicado em 1947. Em 1992, foi editado o outro livro de Milgram intitulado The Individual in a Social World: Essays and Experiments.
Para além da psicologia Stanley Milgram tinha uma outra atividade: a realização cinematográfica. Ele produziu seis filmes educacionais sendo o primeiro o documentário a preto e branco Obedience (1962) realizado logo após o psicólogo revelar as descobertas das suas experiências. Os outros cinco filmes foram realizados com um colega do curso de doutoramento, Harry From. O primeiro filme que fizeram juntos foi The City and the Self que relata o impacto da cidade no comportamento humano. Os restantes filmes são Invitation to Social Psychology, Conformity and Independence, Human Aggression e Nonverbal Communication.
Como referenciar: Stanley Milgram in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:23:10]. Disponível na Internet: