Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-ataca

Filme de ficção científica, com o título original Star Wars V: The Empire Strikes Back, realizado em 1980 por Irvin Kershner, constitui o segundo episódio de A Guerra das Estrelas (Star Wars, 1977). Tal como este, foi baseado numa história de George Lucas e alcançou grande êxito.
Fizeram parte do elenco os atores Mark Hamill (Luke), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (princesa Leia), Billy Dee Williams (Lando Calrissian), Anthony Daniels (C-3PO) e David Prowse (Darth Vader), entre outros.
Neste episódio da saga, assistimos a uma guerra inicial entre as forças rebeldes, de que faz parte Luke, e o lado negro da "força" imperial. De seguida, Luke parte para junto do mestre de Jedi, Yoda, para aprender a controlar a "força" e tornar-se um verdadeiro cavaleiro de Jedi. Entretanto, Han é preso pelo Império e Vader usa-o como isco para atrair Luke até ele; num combate entre os dois Luke descobre que Vader é seu pai mas não se deixa vencer pelo lado negro.
O sucesso deste episódio levou à realização de um terceiro, em 1983, completando assim a primeira trilogia: O Regresso de Jedi. Anos mais tarde, foi realizada uma nova trilogia (em 1999, 2002 e 2005) que relata acontecimentos anteriores, sendo os mais marcantes a passagem da República a Império e o surgimento de Vader como cavaleiro do lado negro da "força".
O Império Contra-ataca foi nomeado para os Óscares de 1981 para Melhor Direção Artística e Melhor Banda Sonora, acabando por ser o vencedor do Óscar para Melhores Efeitos Sonoros.
Como referenciar: Porto Editora – Star Wars: Episódio 5 - O Império Contra-ataca na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-01 15:55:50]. Disponível em