Stevie Ray Vaughan

Cantor e guitarrista norte-americano nascido a 3 de outubro de 1959, em Dallas. Começou a tocar guitarra ainda criança, deixando mais tarde os estudos (aos 17 anos de idade) para seguir uma carreira musical. Integrou várias bandas, tocando em clubes noturnos, mas foi com os Double Trouble, e como vocalista, que se afirmou. A banda tornou-se muito popular no Texas, participando em festivais e fazendo digressões. E foi depois da sua participação no Festival de Montreaux que David Bowie o convidou para ser o seu guitarrista no seu próximo álbum, ao mesmo tempo que os Double Trouble conseguiam o seu primeiro contrato com uma editora.
Assim, Let's Dance, de David Bowie, surge em 1982 e uns meses mais tarde, em 1983, saio álbum de estreia dos Double Trouble, Texas Flood. O álbum, bem ao estilo blues americano, foi um sucesso, passando por todas as rádios rock norte-americanas. Couldn't Stand the Weather (1984) prosseguiu a senda de sucesso do seu antecessor, confirmando a banda com um grande êxito comercial. Mas os problemas de Stevie Ray com o álcool e a toxicodependência estavam a afetar toda a banda. Após concertos, gravações e digressões, Stevie Ray é internado numa clínica de reabilitação. Em 1989 surge o seu maior êxito, In Step, sendo galardoado com o prémio Grammy para o melhor disco blues do ano. Em 1990, Stevie Ray grava um álbum com o seu irmão Jimmie, que ficaria com edição agendada para o final do ano. Nesse mesmo ano, os Double Trouble iniciam uma enorme digressão pelos Estados Unidos. A 26 de agosto, depois de um concerto em East Troy, Stevie Ray Vaughan morre, vítima de um acidente de helicóptero, quando se dirigia para Chicago para mais um concerto.
Stevie Ray Vaughan iniciou o revivalismo dos blues nos anos 80 do século XX, redifinindo as fronteiras entre o rock e os blues.
Como referenciar: Stevie Ray Vaughan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-23 02:16:27]. Disponível na Internet: