Stone Roses

Banda pop britânica, formada em Manchester por John Squire (guitarra), Ian Brown (voz), Reni (bateria), Andy Couzens (guitarra) e Pete Garner (baixo), no ano de 1985. O grupo começa por tocar em armazéns à volta de Manchester, cultivando uma dedicada massa adepta. Em 1989 é editado o seu álbum de estreia, The Stone Roses, que recebeu críticas muito entusiastas. Pouco tempo depois, começam a surgir bandas com uma sonoridade muito parecida à sua, o que prova o seu valor. Têm um primeiro hit no Top Ten com "Fool's Gold", que alcançou o oitavo lugar.
Na primeira metade de 1990, reeditam os seus primeiros singles, que inundam as tabelas de vendas, e organizam um megaconcerto para 30 mil pessoas, que viria a ser o último em cinco anos em solo britânico. Envolvem-se num contencioso com a sua editora, a Silvertone Records e, em 1994, editam o seu segundo álbum, Second Coming, já pela nova editora, a Geffen. O grupo prepara então uma tournée internacional para promover o disco, mas os seus planos veem-se frustrados quando Reni os abandona, deixando o grupo sem baterista. É o início do fim da banda e após a entrada de Robbie Maddix a banda afunda-se, perdendo popularidade e respeito, pondo fim à sua carreira em 1996.
Entrelaçando a pop dos anos 60 com a batida de dança dos 80, os Stone Roses moldaram a música pop britânica do final da década de 80 e início de 90. Depois do lançamento do seu álbum de estreia, em 1989, tornaram-se na nova sensação inglesa. Contudo, a banda nunca foi capaz de capitalizar o que prometia no primeiro álbum, esperando cinco anos até editar o seu segundo trabalho e se começar a desintegrar lentamente até ao seu desmembramento, um ano e meio depois.

Como referenciar: Stone Roses in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-03 22:06:28]. Disponível na Internet: