subcultura

As subculturas correspondem a subdivisões da cultura dominante que a ela se opõem. Coexistem na mesma sociedade ainda que em oposição. Na sociedade moderna existem diversas subculturas.
O termo subcultura tem sido utilizado em sociologia sobretudo no estudo da juventude e do desvio. O ramo da criminologia estudou a delinquência e os gangs juvenis à luz de teorias baseadas no conceito de subcultura.
O conceito de subcultura comporta dois problemas de difícil resolução analítica. Por um lado, é um conceito de difícil definição pois as suas características determinantes nunca foram encontradas com clareza. Daqui deriva que seja por vezes complicado distinguir uma subcultura de uma manifestação que se afaste dos parâmetros da classe dominante. Ou seja, ao falar em subcultura corre-se o risco de se estar a adotar um ponto de vista minado por preconceitos de classe. Por outro lado, o conceito de subcultura supõe que seja possível identificar com clareza a cultura dominante. Ora, a fragmentação das sociedades atuais torna difícil essa identificação.
Como referenciar: Porto Editora – subcultura na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 08:38:18]. Disponível em