Sugar Ray Leonard

Pugilista norte-americano nascido a 17 de maio de 1956, em Wilmington, Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América.
O pugilista iniciou a sua carreira como amador e conseguiu um impressionante registo de 145 vitórias em 150 combates até chegar aos vinte anos. Nos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, em 1976, Sugar Ray Leonard ganhou a medalha de ouro.
Em fevereiro de 1977 tornou-se pugilista profissional e somou 25 vitórias consecutivas até derrotar por KO (knock-out) Wilfred Benitez, de Porto Rico, e conquistar o título de WBC de peso pesados em Las Vegas, em novembro de 1979. Em março de 1980 defendeu o título com sucesso frente a Dave "Boy" Green, mas em junho foi derrotado aos pontos, em Montreal, pelo panamiano Roberto Duran. A vingança de Sugar Ray aconteceu em novembro de 1980, em Nova Orleães, num combate em que o panamiano desistiu ao oitavo round. O pugilista norte-americano somou então dez vitórias consecutivas até ser batido, em junho de 1981, em Houston, por Ayub Kalule, titular do WBA (World Boxing Association). Em setembro desse ano voltou a desafiar um pugilista da WBA, Thomas Hearns, num combate que decorreu em Las Vegas. Sugar Ray esteve em desvantagem até ao 14.º round, mas acabou por bater o seu adversário por KO. Após mais um combate ganho em fevereiro de 1982, teve de se retirar da competição por causa de uma retina deslocada.
Sugar Ray Leonard regressou dois anos depois, mas longe do brilho a que habituara os admiradores do boxe. Depois retirou-se durante três anos aos e regressou em abril de 1987 para desafiar Marvin Hagler, campeão de pesos médio da WBC (World Boxing Confederation). Desta vez regressou em grande e mostrou ter mantido todas as capacidades do passado, que lhe permitiram obter mais uma vitória.
Em novembro de 1988, em Las Vegas, voltou a combater e derrotou o canadiano Donny Lalonde, um triunfo que lhe permitiu somar seis títulos mundiais em cinco categorias de peso diferentes.
Em junho de 1989, com 33 anos, empatou com o antigo adversário Thomas Hearns, numa altura em que já não conseguia manter os níveis do passado. Depois, em novembro desse ano, voltou a bater Roberto Duran e abandonou de novo a competição.
Regressou em fevereiro de 1991 para ser batido aos pontos por Terry Norris e em março de 1997, com quase 41 anos, perdeu por KO no quinto round de um combate com Hector Camacho. Depois desta derrota vergonhosa, abandonou definitivamente a atividade de pugilista e passou a ser promotor de combates.
Como referenciar: Sugar Ray Leonard in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-03-30 21:08:46]. Disponível na Internet: