sulfato de magnésio

O sulfato de magnésio, cuja fórmula química é MgSO4, é um composto de cor branca , solúvel, que existe como composto anidro, o qual cristaliza no sistema rômbico, possui uma densidade relativa de 2,66 e decompõe-se a 1124 ºC.
O sulfato de magnésio também existe nas formas cristalinas hidratadas. O sulfato de magnésio mono-hidratado, MgSO4.H2O, cristaliza no sistema monoclínico, possui uma densidade relativa de 2,45 e ocorre naturalmente como mineral quieserita. No entanto, o composto hidratado mais comum é o sulfato de magnésio hepta-hidratado, MgSO4.7H2O, que cristaliza no sistema rômbico, possui uma densidade relativa de 1,68, denominado sal Epson, e ocorre naturalmente como mineral epsomita. Este é um pó branco com um gosto amargo e salino, que perde seis moléculas de água a 150 ºC e sete moléculas a 200 ºC.
O sulfato de magnésio apresenta como principais aplicações o uso em colagens, para proteção do algodão e seda do fogo, no curtimento de cabedal e na produção de fertilizantes, explosivos e fósforos. Em medicina, é usado como laxativo. É ainda usado em medicina veterinária para tratamento de inflamações locais e feridas infetadas.

Como referenciar: sulfato de magnésio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-20 17:39:46]. Disponível na Internet: