sulfureto de hidrogénio

O sulfureto de hidrogénio, também designado de hidrogénio sulfuretado ou ácido sulfídrico, é um gás incolor mais denso que o ar, muito tóxico, com odor desagradável a ovos podres, cuja fórmula molecular é H2S.
É solúvel em água e etanol e pode ser preparado pela ação de ácidos minerais em sulfuretos metálicos, geralmente ácido clorídrico com sulfureto de ferro(II).
O composto arde no ar com uma chama azul formando-se dióxido de enxofre (SO2). Encontra-se nos mananciais sulfurosos e forma-se na decomposição das proteínas. O Mar do Norte contém algum sulfureto de hidrogénio tal como as emissões vulcânicas.
Numa solução ácida o sulfureto de hidrogénio é um agente redutor moderado.
Este tem um papel importante em análises químicas qualitativas tradicionais, onde se precipita metais como sulfuretos insolúveis. A formação de um precipitado preto com soluções alcalinas de sais de chumbo pode ser usada como teste para sulfureto de hidrogénio mas o cheiro característico é normalmente suficiente.
O sulfureto de hidrogénio é muito venenoso sendo mais tóxico que o cianeto de hidrogénio.
Como referenciar: sulfureto de hidrogénio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:27:41]. Disponível na Internet: