Sun-Tzu

General chinês, viveu no estado de Wu, no século IV a. C. Revelou ser um grande estrategista de guerra, preocupando-se também com questões sobre ciências políticas.
Não há fontes biográficas coerentes sobre a vida deste general, apesar da existência de uma biografia sua feita por Ssu-ma Ch'ien, no século II a. C.
Muito se especula sobre a vida e a existência de Sun-Tzu. No entanto, é de salientar a sua obra mais famosa, Ping-fa (A Arte de Guerra), um livro, dividido em 13 capítulos, sobre práticas e estratégias militares. As reflexões apresentadas nesta obra são consideradas também de carácter filosófico, pois podem ser aplicadas, a todas as atividades humanas, em todos os tempos. A primeira tradução no Ocidente foi feita pelo padre jesuíta Jean-Jacques Arniot e publicada em Paris. Napoleão Bonaparte mandou posteriormente realizar uma nova impressão da obra, que foi lançada em 1782.
Como referenciar: Sun-Tzu in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 08:33:58]. Disponível na Internet: