Symbian OS

Sistema Operativo (O.S.) da Symbian, desde 1998 uma empresa privada independente, propriedade conjunta da Ericsson, Nokia, Motorola e Psion.
O Symbian Operating System é um sistema operativo destinado a uma variedade de smartphones, PDAs, e telefones móveis de terceira geração, que permite a integração da capacidade de telecomunicações wireless com funcionalidades como a gestão de informação pessoal (através de agendas dinâmicas, por exemplo), o Java e o e-mail.
Apesar de ter várias características em comum com os atuais sistemas operativos mais populares em computadores desktop, (como a capacidade multitasking, que permite ao utilizador executar mais que uma tarefa ao mesmo tempo), o Symbian OS é especialmente concebido para os pequenos dispositivos portáteis de capacidades limitadas, por forma a conseguir vantagens como a conservação prolongada da bateria e uma baixa utilização da memória.
Como referenciar: Porto Editora – Symbian OS na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 07:41:25]. Disponível em