Tabela periódica dos elementos químicos

A Tabela Periódica dos elementos químicos é um arranjo espacial condensado de grandes quantidades de informação sobre os elementos químicos. É baseada na Lei Periódica de Mendeleiev - "as propriedades atómicas dos elementos químicos dependem de um modo periódico dos seus pesos atómicos".

Os elementos estão ordenados por ordem crescente de número atómico e divididos em conjuntos. Cada um desses conjuntos repete certas qualidades do conjunto anterior: a essência da classificação periódica. Cada conjunto chama-se período e é representado numa linha e cada linha sobrepõe-se a outra. Cada coluna forma um grupo ou família de elementos com características químicas idênticas ou muito próximas.

A tabela periódica dos elementos químicos é constituída por sete períodos e dezoito grupos.
Muitas grandezas químicas ou físicas estudadas ao longo dos anos foram relacionadas com a periodicidade dos elementos químicos, sendo o valor da grandeza representado junto do respetivo símbolo. Estas grandezas aumentam ou diminuem consistentemente ao longo dos grupos ou ao longo dos períodos - por exemplo, a eletronegatividade aumenta ao percorrer cada período e diminui ao percorrer cada grupo.

O conhecimento da estrutura da tabela periódica e do comportamento de uma grandeza associada permite-nos estimar para um determinado elemento o valor dessa grandeza sem consulta, a partir dos valores das posições vizinhas. Sendo o flúor o último elemento químico do segundo período e o primeiro do grupo 17, pode-se concluir que é o mais eletronegativo de todos, mesmo sem saber o valor exato da sua eletronegatividade.

Outro tipo de características, não periódicas e mais difíceis de estimar, foram acrescentadas à tabela transformando-a num aglomerado de informação extremamente sistematizado e fácil de consultar. É uma ferramenta de trabalho muito importante para o químico, e não só.
Como referenciar: Tabela periódica dos elementos químicos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 07:02:39]. Disponível na Internet: