Taipé


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de Taiwan, Taipé situa-se junto à extremidade norte da ilha, na margem oriental do rio Tan-shui e junto da confluência com o rio Keelung. O seu clima é subtropical, verificando-se bastante humidade e calor nos meses de verão. Possui 2 630 000 habitantes (2007), sendo o centro de uma vasta área metropolitana com mais de 4 milhões de habitantes.

História e Monumentos A área correspondente à cidade começou a ser povoada pela dinastia Han no início do século XVIII. A cidade permaneceu como capital provincial durante o século XIX, tornando-se capital do país em 1895, quando a China cedeu a ilha ao Japão na sequência da sua derrota na guerra. A cidade desenvolveu-se rapidamente durante o período de administração colonial japonesa (entre 1895 e 1945) e mais ainda depois da Segunda Guerra Mundial. Subsistem poucos vestígios da cidade antiga, mas conservou-se o mercado noturno com as suas bancas ao ar livre. Os edifícios mais imponentes são de construção relativamente recente e muitos deles combinam o estilo arquitetónico chinês tradicional com o estilo ocidental do século XX. As construções mais antigas são a Muralha e as Portas da Cidade, datadas do final do século XIX, e o Templo de Lungshan (muito colorido e bem decorado), com mais de 250 anos, reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Taipé é uma cidade buliçosa, de avenidas largas onde se situam diversos edifícios governamentais e parlamentares. O Museu do Palácio Nacional, situado a cerca de 8 km do centro da cidade, nos montes Wai-shuang-hsi, contém uma espetacular coleção de tesouros artísticos, composta de milhares de peças, muitas delas trazidos da China em 1949, nas vésperas da revolução comunista. Desta coleção fazem parte esculturas de jade, peças esmaltadas e lacadas, porcelanas, pinturas, etc. Taipé tem também vários parques, um jardim zoológico e um jardim botânico com centenas de espécies de árvores e arbustos. Apesar de não ser um grande destino turístico, a cidade possui diversas atrações.


Economia
É o centro administrativo e económico do país, albergando as sedes de grande parte das empresas industriais e comerciais de Taiwan. Possui indústrias metalomecânicas, eletrónicas, têxteis, alimentares, químicas e gráficas. É o centro de muitos negócios daquela área asiática, sendo muito visitada para efeitos de negócios. É servida por um aeroporto internacional na periferia da cidade, possuindo outro no centro para voos domésticos.
Como referenciar: Taipé in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 01:23:36]. Disponível na Internet: