tarântula

Animal do filo dos artropódes, da classe dos aracnídeos e da família dos Licosídeos que se divide em doze espécies. As tarântulas são aranhas de grandes dimensões a cuja picada se costuma atribuir, em geral, consequências maléficas. A tarântula (Lyeosa tarentula) vive em zonas secas sobretudo em buracos subterrâneos. É responsabilizada por produzir, quando pica, grandes perturbações orgânicas. A tarântula tem hábitos noturnos e alimenta-se de insetos que mata com o seu veneno. O veneno da tarântula não é mortal para os humanos.
A época de reprodução ocorre na primavera, os juvenis eclodem no fim do verão e a primeira semana vivem-na protegidos pela fêmea. A tarântula encontra-se distribuída por Marrocos, Balcãs, Espanha e sudoeste de Itália.
O nome de tarântula também é atribuído a uma aranha maior, em particular às aranhas da América do Sul que se alimentam de outras tarântulas.
Como referenciar: tarântula in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-26 15:05:16]. Disponível na Internet: