Tarawa


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do Kiribati, Tarawa consiste no conjunto de ilhas entre Bairiki (a Oeste) e Bonriki (a Leste) do atol de Tarawa, o mais importante do país. Todas estas ilhas anteriormente separadas estão agora juntas por estrada formando uma longa plataforma na parte sul da lagoa de Tarawa. Apesar das estradas, é necessário um barco para navegar entre os pontos principais deste aglomerado. Os principais locais da cidade são Bairiki (sede do poder executivo), Ambo (legislativo) e Betio (judicial). Possui cerca de 25 000 habitantes (2005) e a densidade populacional é bastante elevada.

História e Monumentos Após o domínio britânico desde 1892, as ilhas Gilbert tornaram-se independentes em 1979 como República do Kiribati, tendo Tarawa como capital. Durante algum tempo, Bairiki foi considerada a capital do país por aglutinar em simultâneo o Parlamento e a Presidência, assim como diversos departamentos administrativos. Contudo, esta é apenas uma parte do contínuo urbano chamado Tarawa. O Parlamento, entretanto, mudou-se para Ambo. Não existem monumentos de relevo, embora se destaquem localmente os edifícios do Parlamento, a Igreja ou a Universidade do Pacífico Sul.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O Clube da Lagoa, em Ambo, é um tranquilo local de descanso, situado numa bela praia da cidade, onde é possível nadar e jogar diversos jogos. O Parque de Taiwan é outro local de destaque para relaxar e fazer um piquenique, sendo também dos melhores para nadar. O hospital principal está localizado em Bikenibeu. Em Bairiki situam-se os principais departamentos do governo, a central de correios, os serviços de telecomunicações, a biblioteca e arquivos, e ainda diversos outros edifícios oficiais como a agência de viagens da companhia aérea nacional. Em Betio situa-se o porto, a estação de energia central e a prisão, para além de possuir uma série de relíquias do tempo da Segunda Guerra Mundial, especialmente resultantes da importante batalha de Tarawa, ocorrida em 1943.

Economia
O país possui uma grande reserva de fosfato e uma das suas principais produções para exportação são os cocos. As infraestruturas rodoviárias são razoáveis, sendo possível alugar um carro na cidade. Os autocarros, contudo, encontram-se frequentemente sobrelotados. O aeroporto internacional localiza-se em Bonriki.
Como referenciar: Tarawa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 21:46:14]. Disponível na Internet: