Tarragona

Província da Espanha Oriental incluída na Comunidade Autónoma da Catalunha que tem como capital a cidade de Tarragona. Faz fronteira com as seguintes províncias: Lérida a norte e noroeste, Barcelona a nordeste, Castellón a sul e sudoeste, Saragoça e Teruel a oeste; a este é banhada pelo mar Mediterrâneo.
Tem uma superfície de 6303 km2. A população absoluta da província de Tarragona é de 730 466 habitantes, o que equivale a 1,63% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 115,9 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Tem um clima mediterrânico. A morfologia do solo é caracterizada pela planície do rio Ebro junto à costa e montanhas no interior. Tarragona remonta ao tempo dos Fenícios, usada como um importante entreposto comercial do Mediterrâneo. Mais tarde, os romanos chamaram à cidade Tarraco tendo sido, na altura, capital da Hispânia Tarraconensis, província que ocupava a maior parte da Península Ibérica. Conserva ainda diversos monumentos desta época, como o anfiteatro e as muralhas. No centro do anfiteatro foi edificada uma igreja no século VII, dedicada a S. Frutuoso que, segundo a tradição, aí teria sido martirizado.
O conjunto arqueológico das ruínas romanas de Tarraco foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, em 2000.
Entre os lugares de maior interesse salientamos o Balcão do Mediterrâneo, miradouro situado sobre uma arriba à beira-mar, o aqueduto de les Farreres, o anfiteatro, o circo e o fórum romano.
Tarragona possui um dos maiores portos de Espanha e uma Universidade, a Universitat Rovira e Virgili. Perto de Tarragona localizam-se ainda a estância balnear de Salou e o parque temático Port Aventura da Universal Studios, um dos maiores da Europa.
Como referenciar: Tarragona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:17:15]. Disponível na Internet: