taxa de câmbio

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda expresso em unidades de outra moeda, isto é, a sua cotação.
Neste âmbito, são habitualmente usadas duas formas de cotação: pelo incerto (ou direta) e pelo certo (ou indireta). No primeiro caso, a taxa de câmbio indica o preço de uma moeda em unidades da moeda nacional (isto é, o montante da moeda nacional é incerto e o da moeda estrangeira é certo). É a forma como são definidas as cotações em Portugal. Por exemplo, as cotações dólar/euro = 0,90 ou marco/euro = 0,50 significam que um dólar ou um marco (montantes certos) valem 90 cêntimos ou 50 cêntimos, respetivamente (montantes incertos).
Já a taxa de câmbio pelo certo (usada apenas nos países de influência inglesa) exprimem quanto vale uma unidade monetária nacional em termos de moeda estrangeira. Uma cotação libra/dólar = 1,5, definida pelo certo, significa que uma libra permite comprar um dólar e meio.
Os bancos publicam duas cotações para cada moeda, uma de compra e outra de venda. A de compra é a taxa a que eles compram (logo, as pessoas e as empresas vendem) a referida moeda. A de venda é aquela a que vendem (ou seja, a que os outros agentes económicos compram) essa moeda.
Como referenciar: taxa de câmbio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:37:56]. Disponível na Internet: