Artigos de apoio

tecido de suporte
Tecido vegetal definitivo, constituído por células com paredes espessadas. Os tecidos de suporte conferem uma certa rigidez e permitem à planta uma posição ereta e mais conveniente para uma captação mais eficiente da luz.
Existem dois tipos de tecidos de suporte: o colênquima e o esclerênquima.
O colênquima é formado por células vivas, normalmente alongadas, com paredes espessadas de forma desigual. O espessamento deve-se à deposição de celulose e de pectina. O reforço de lenhina ocorre apenas nos ângulos ou em algumas paredes das células do colênquima. Este tecido de suporte tem uma distribuição restrita na planta.
O esclerênquima é um tecido constituído por células mortas, com paredes celulares espessas por igual, com poros, que permitem a troca de substâncias entre as células adjacentes, e geralmente lenhificadas, tornando as plantas impermeáveis à água e aos gases. Contribui para o suporte e proteção de folhas, frutos e caules.
Como referenciar: tecido de suporte in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-24 14:09:14]. Disponível na Internet: