telecomunicações

As telecomunicações consistem no estudo e aplicação de informação, tanto por fios elétricos como por radiação eletromagnética.
O termo telecomunicação designa o ato de comunicar à distância. Se, no princípio do século XX, a comunicação se cingia à voz, no princípio do século XXI, o volume de informação, oriunda de dados e imagem, já supera o volume de informação cuja origem é a voz. Entra-se na área do multimédia. Atualmente, a diversidade de sistemas que são possíveis de se ligar em rede, e à distância, não para de aumentar, tornando as telecomunicações um dos assuntos mais falados dos nossos tempos.
Como exemplos de telecomunicações temos: o telefone, os telefones portáteis (telemóvel), a televisão, o rádio, o computador, a telegrafia, o semáforo ótico, entre outros.
As telecomunicações consistem na transmissão, emissão ou receção de signos, de qualquer natureza por processos elétricos ou eletrónicos, com ou sem fios ou também por meios óticos. Atualmente a telecomunicação compreende essencialmente a telegrafia, a radiotelefonia e mais recentemente os sistemas de teleprocesso com utilização de linhas telefónicas.
Como referenciar: telecomunicações in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 21:27:07]. Disponível na Internet: