Artigos de apoio

Telemóveis 3G

Os telemóveis de 3.ª geração (3G) combinam, num único aparelho, câmara de vídeo, computador e rádio, permitindo que todo o tipo de informações e diversões estejam ao alcance dos dedos desde que haja uma rede de telemóveis na zona.
Para regular este tipo de comunicações foi criado o UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), que quer dizer Sistema Universal de Telecomunicações Móveis. O UMTS vai ter um papel muito importante nas comunicações multimédia sem fio de alta qualidade e as estimativas apontam para dois biliões de utilizadores em todo o Mundo em 2010, muito por causa dos baixos custos que deverá acarretar. No entanto, problemas a nível de afinação de tecnologia e de disponibilidade de terminais podem atrasar os prazos mais otimistas.
A empresa Onyway apresentou em maio de 2001 a primeira estação base de UMTS em Portugal com o objetivo de se tornar o operador introdutor dos telemóveis de terceira geração no nosso país. Assim, a 23 de maio de 2001, realizou a primeira transmissão em Portugal de sinal de uma frequência UMTS. Para além da Onyway, também a Telecel (atual Vodafone), a TMN e a Optimus, foram licenciadas, após concurso público, pelo Instituto de Comunicações de Portugal para operarem em UMTS.
As comunicações móveis são consideradas como uma fonte de progresso sócio-económico, pelo que houve a necessidade de uma regulamentação a nível internacional nesta área.

Como referenciar: Telemóveis 3G in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-23 04:04:45]. Disponível na Internet: