telha

Uma telha consiste numa peça de argila cozida, betão ou vidro, de forma acanalada e de dimensões variáveis, consoante o tipo e o fabricante, utilizada para ser colocada de forma imbricada com outras para cobrir telhados em pendente. A sua colocação depende tanto do tipo de telha como da estrutura da cobertura.

Existem diversos tipos de telhas:

Telha árabe: a de barro cozido, em forma de canal troncocónico, com cerca de 40 cm de comprimento por cerca de 25 cm de largura. Telha de cauda de castor: telha plana que apresenta o seu bordo inferior com uma forma semicircular.
Telha de cumeeira: a que adota uma forma especial, convexa, e tem por objetivo cobrir as cumeeiras ou outras convexidades.
Telha marselhesa: é a mais comum das telhas planas de encaixe.
Telha plana, telha mecânica, telha de encaixe: aquela de perfis retangulares, provida de ranhuras projetadas especialmente para o seu perfeito encaixe com as adjacentes.
Telha portuguesa, de meia-cana, mourisca: telha curva, semicilíndrica, que se dispõe em duas camadas invertidas.
Telha vã: diz-se da cobertura de telhas em que estas se apoiam diretamente sobre o ripado disposto perpendicularmente à pendente da cobertura, e, portanto, sem forro.
Telha de ventilação: a que se dispõe de uma abertura protegida por uma carapuça para permitir a ventilação da câmara ou sótão situado sob o telhado.

Como referenciar: telha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 05:14:41]. Disponível na Internet: