ténis

Jogo que teve origem em França nos séculos XII ou XIII, com o nome de jeu de paume. Em 1873, o major inglês Walter Clopton Wingfield inventou um jogo chamado Sphairistikè, a partir do qual se desenvolveria o ténis que hoje conhecemos. O jogo tornou-se popular na Grã-Bretanha. Por esta razão histórica, os ingleses dominaram as primeiras grandes competições e foram os principais responsáveis pela regulamentação técnica do jogo. O ténis propagou-se rapidamente aos países do império britânico. Após a Primeira Guerra Mundial, os ingleses viram-se ultrapassados pelos franceses, americanos e australianos.
O primeiro campeonato do mundo realizou-se em 1877, em Wimbledon. A Associação Inglesa de Ténis foi criada em 1888. A Taça Davis surgiu em 1900, por iniciativa conjunta de ingleses e americanos. Em 1968 foi criada a Federação Internacional de Ténis. O torneio de equipas mais importante que hoje se realiza é a Taça Davis, disputada por seleções nacionais masculinas. Os maiores torneios para jogadores individuais são o de Wimbledon, na Inglaterra, o de Flushing Meadows, nos Estados Unidos, o da Austrália e o de Rolland Garros, em França.
O ténis é um jogo disputado individualmente ou em pares, num campo retangular dividido por uma rede. O campo pode ser de relva, de terra batida ou de piso sintético. Cada jogador utiliza uma raquete para bater a bola. O objetivo é lançar a bola para o campo adversário de modo a que este não a consiga devolver corretamente. A bola tem um diâmetro entre os 63,5 mm e os 66,7 mm. O jogo principia com o serviço de uma das equipas (o serviço consiste em lançar a bola com a raquete para o campo adversário a partir da extremidade do campo). Os encontros de ténis, consoante as regras do torneio, podem resolver-se quando um jogador ou um par de jogadores vencem duas ou três partidas (constituídas por conjuntos pontos a que se chama jogos).
O ténis é um desporto muito popular internacionalmente. Os melhores jogadores da modalidade são extremamente bem pagos, não só porque os prémios monetários auferidos em cada torneio são elevados, mas também por causa de receitas de publicidade. Entre os grandes jogadores de sempre contam-se tenistas como Björn Borg, John McEnroe, Martina Navratilova, Ivan Lendl, Stefan Edberg, Boris Becker, Steffi Graf e Pete Sampras.
Como referenciar: ténis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:13:16]. Disponível na Internet: