ténis-de-mesa

O ténis de mesa surgiu no início do século XIX quase por necessidade. Como o ténis não podia ser jogado no inverno, por na altura ainda não existirem pavilhões, os entusiastas do ténis viram-se forçados a jogar nas suas casas e clubes, utilizando para isso mesas devidamente preparadas. Esta variante teve tanto sucesso que, mais tarde, evoluiu para uma área independente.
O primeiro documento histórico sobre o ténis de mesa data de 1884, na Grã-Bretanha, e é um catálogo da firma F. H. Ayres, onde constavam acessórios deste jogo. Quanto às primeiras regras da modalidade, foram feitas e registadas pelo negociante Baxter, sob a patente nº 19070/1891. O ténis de mesa também é vulgarmente chamado de pingue-pongue, uma designação que surgiu no fim do século XIX com a generalização do uso da bola de celuloide que, ao ser batida, produzia um som parecido com "ping-pong". Aliás, só em 1926, em Inglaterra, a federação de Pingue-Pongue mudou definitivamente o seu nome para Federação Inglesa de Ténis de Mesa, mas o nome ping-pong tem patente da propriedade da firma Parker, dos EUA, e da firma Jacques, da Grã-Bretanha.
O ténis de mesa chegou à Áustria em 1901 e à Hungria em 1902 e a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) foi fundada em 1926. Uma das principais funções da ITTF é estabelecer as leis do ténis de mesa e os regulamentos para as competições internacionais. Cabe-lhe também a tarefa de organizar bienalmente o Campeonato do Mundo e, anualmente, a Taça do Mundo e o Circuito Mundial All Stars. A União Europeia de Ténis de mesa, fundada em 1957, organiza bienalmente o Campeonato da Europa de séniores e anualmente o Campeonato da Europa de Jovens, a Liga Europeia, o Top 12 de Séniores, o Top 12 de Júniores, a Taça dos clubes Campeões Europeus e a Taça Nancy Evans.
Em Portugal, o ténis de mesa foi introduzido pela Associação Cristã da Mocidade, por volta de 1913, em Lisboa, por iniciativa de Rodolfo Horner, estudante do colégio daquela associação, que instalou a primeira mesa. Pouco tempo depois, no Porto, eram instaladas duas mesas nas salas da Associação Cristã da Mocidade. Em fevereiro de 1929 era fundada a primeira Associação Regional de Ténis de Mesa e, três anos depois, nascia uma associação em Lisboa, por iniciativa do Lisboa Ginásio Clube. A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa seria criada a 27 de outubro de 1944 pelas associações distritais de Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal.
Como referenciar: ténis-de-mesa in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-20 12:16:26]. Disponível na Internet: