térbio

O térbio, cujo símbolo químico é Tb, é um elemento químico sólido, metálico, maleável, macio quando cortado à faca, dúctil, estável no ar, pertencente ao grupo dos metais das terras raras (lantanídeos), de cor branco-prateada, que se localiza no grupo 3 e período 6 da Tabela Periódica.
Este elemento possui número atómico 65 e massa atómica 158,925 34.
O metal branco-prateado de térbio é eletropositivo e reage lentamente com a água fria e muito rapidamente com a água quente, formando hidróxido de térbio (Tb(OH)3) e hidrogénio gasoso. O térbio também reage com todos os halogéneos formando haletos de térbio.
O térbio dissolve-se instantaneamente no ácido sulfúrico diluído e origina a formação de soluções contendo o ião rosa-pálido Tb(III) e libertação de hidrogénio gasoso.
Existe apenas um isótopo natural, o térbio 159, que é estável. Já foram identificados 17 isótopos artificiais.
O térbio foi descoberto em Estocolmo na Suécia, em 1843, pelo cientista sueco Carl Gustav Mosander. Este elemento foi detetado como impureza do óxido de ítrio.
O nome térbio deriva do nome Ytterby.
É um metal existente comercialmente e, portanto, não é comum produzi-lo em laboratório, isto também porque há grande dificuldade em separá-lo do metal puro.
Os lantanóides (grupo de metais das terras raras), dos quais faz parte o térbio, são encontrados na Natureza em alguns minerais. Os principais minérios do térbio são a gadolinite, a apatite e a monazite, dos quais é obtido por um processo de transferência de iões.
Os compostos de térbio raramente são encontrados em pessoas. Todos estes compostos são altamente tóxicos, embora demonstrações iniciais possam sugerir que o risco é limitado.
Estes compostos podem queimar a pele e irritar os olhos. O pó de metal pode provocar risco de fogo e explosão.
O térbio é usado como um agente de impurezas em dispositivos de semicondutores. É também usado juntamente com óxido de zircónio como um estabilizador de cristal das células de fuel que operam a elevadas temperaturas e em ligas metálicas.

Como referenciar: térbio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 19:11:36]. Disponível na Internet: