Terence Hill

Ator italiano, de nome verdadeiro Mario Girotti, nasceu em Veneza a 29 de março de 1939. O seu nome artístico surge da conjunção de Terêncio, o autor do romance que lia na altura da escolha, e o apelido da sua mulher Lori Hill.
Descoberto pelo realizador Dino Risi aos 12 anos, Hill estreou-se no cinema no filme Vacanze Col Gangster (1951), que conta a história de cinco rapazes que se metem em sarilhos quando ajudam um bandido a fugir da prisão. Participou depois em mais alguns filmes como forma de financiar os seus estudos, findos os quais decide levar a sério a sua carreira de ator. Nos anos seguintes, fez diversos filmes italianos e tornou-se um popular ator nacional. Contudo, só em 1961 iniciou a sua carreira internacional com o filme Le Meraviglie di Aladino e, no ano seguinte, Il Dominatore dei Sette Mari. Em 1963, participou no drama Il Gattopardo (O Leopardo), de Luchino Visconti, onde atuou ao lado de Alain Delon, Burt Lancaster e Claudia Cardinale. Mais tarde, entrou em vários filmes ao lado de Bud Spencer, com quem fez uma dupla divertida: Dio Perdona…Io No! (1967), no papel de Cat Stevens, que repete em I Quattro dell' Ave Maria (O Ás Vale Mais, 1968) e em La Collina degli Stivali (A Colina dos Sarilhos, 1969). Em 1971, participou no western Lo Chiamavano Trinita (Trinitá, Cowboy Insolente), no papel de Trinitá e, em 1972, deu vida à mesma personagem em …Continuavano a Chiamarlo Trinita (Continuaram a Chamar-lhe Trinitá), filmes que fizeram imenso sucesso, ambos ao lado de Bud Spencer, que interpretava Bambino, com quem atuou nesse mesmo ano em Piú Forte, Ragazzi (Vamos a Isto Rapazes). A famosa dupla Hill/Spencer atuou ainda em filmes como Altrimenti ci Arrabbiamo (1974); I Due Superpiedi quasi Piatti (1976) e Pari i Dispari (1978), entre outros. Em 1977, entrou em March or Die, ao lado de Gene Hackman, e na comédia que foi o seu primeiro filme americano: Mr. Billion (Chamem-me Dólares), de Jonathan Kaplan.
Hill experimentou o outro lado da câmara em 1983, na realização do remake de Don Camillo, experiência que voltaria a repetir em 1991, produzindo e realizando o filme e oito episódios televisivos de Lucky Luke. Em 1994, realizou Botte di Natale (Os Caça-Sarilhos), onde voltou a contracenar com Bud Spencer.
A partir do ano 2000, protagonizou a série de enorme sucesso intitulada Don Matteo.
Como referenciar: Terence Hill in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 04:19:56]. Disponível na Internet: