Teresa Ferreira

Pedopsiquiatra e psicanalista portuguesa, Teresa Ferreira foi uma das figuras que marcaram a história da saúde mental em Portugal.
Iniciou a sua carreira como psiquiatra no Hospital de Júlio de Matos em Lisboa, após o que ingressou no Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa.
Trabalhou com João dos Santos na "Casa da Praia" - Centro João dos Santos de Pedagogia Terapêutica - onde tratava crianças com insucesso escolar.
Foi chefe de equipa do departamento de pedopsiquiatria do Hospital de D. Estefânia em Lisboa até à sua reforma.
Discípula de João dos Santos, em 1972 inicia formação em psicanálise e especializa-se na observação de crianças vítimas de abusos sexuais por parte de membros da família.
Outras áreas pelo qual se interessou ao longo da vida foi o desenvolvimento psicológico infantil normal e patológico e também a depressão infantil.
Publicou a obra Em Defesa da Criança (2002) abordando a teoria e prática da psicanálise infantil, uma compilação de textos escritos desde 1939 a 2001.
Teresa Ferreira morreu em 2002.
Como referenciar: Porto Editora – Teresa Ferreira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 06:48:10]. Disponível em