terraços fluviais

São superfícies planas ou levemente inclinadas formando as margens um rio, resultantes de variações climáticas ou do nível das águas através dos tempos.
As fases evolutivas de um rio podem ser alteradas devido ao abaixamento do nível de base geral. O nível de base pode variar devido a uma descida ou subida do nível do mar, alterações climáticas significativas e elevação dos vales fluviais.
Nestas circunstâncias toda a atividade fluvial rejuvenesce, verificando-se os primeiros efeitos junto à foz. Aumenta o declive e a erosão regressiva acaba por atingir toda a rede fluvial, procurando estabelecer um novo perfil de equilíbrio. As vertentes recuam e aparecem novas planícies aluviais. Nestas planícies os rios, por erosão, cavam um novo leito mais profundo provocando a formação de degraus ou terraços fluviais. A sua altura acima de um rio varia de jusante para montante. Com base na teoria eustática, a posição dos terraços fluviais próximo do mar está relacionada com a oscilação do nível marinho ao longo do tempo geológico. Por exemplo, no decorrer das grandes glaciações quaternárias, o nível de mar era mais baixo que atualmente e nas épocas interglaciares mais alto, estando acima do nível marinho atual.
Ao estudar os diferentes tipos de terraços fluviais verificou-se que, nuns casos, o rio se encaixou por erosão nos seus próprios sedimentos, originando terraços aluviais e, noutros casos, afloram as rochas no seu local de formação, despojadas dos seus sedimentos constituindo os terraços rochosos.
Em muitos casos verifica-se a existência de terraços encaixados uns dentro dos outros, dando origem a um relevo policíclico.
Embora existam várias teorias (eustáticas, orogénicas e de mudança climática) para explicar a formação de terraços fluviais nenhuma explica todos os fenómenos ocorridos. Parece mais lógico não aceitar uma única teoria para explicar a generalidade dos terraços fluviais, pois nuns casos podem ter influído variações eustáticas (terraços próximos do mar), noutros processos tectónicos e noutros alterações climáticas, não se podendo excluir a ação conjunta dos três processos.
Como referenciar: terraços fluviais in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 08:24:19]. Disponível na Internet: