Terrence Howard

Ator norte-americano, Terrence Dashon Howard nasceu a 11 de março de 1969 em Chicago. Cresceu em Cleveland numa família multirracial de Testemunhas de Jeová e estudou Engenharia Química no Pratt Institute. Apesar da sua avó, Minnie Gentry, ter sido uma bem sucedida atriz de teatro, Howard começou a representar um pouco tarde. Foi descoberto nas ruas de Nova Iorque por uma diretora de casting que o levou para a televisão em 1989, mas a sua prestação em The Cosby Show acabou cortada. No entanto, começou a aparecer em diversas séries como Living Single (1993), NYPD Blue (A Balada de Nova Iorque, 1993) e Sparks (1996). Em 1995, teve ótimas interpretações em Mr. Holland's Opus (O Professor), de Stephen Herek; e em Dead Presidents (Alta Jogada), dos irmãos Hughes, interpretando o papel de cowboy.
Em 1999, teve uma interpretação muito aplaudida como Quentin em The Best Man, filme independente de Malcolm D. Lee que lhe abriu as portas de Hollywood. Depois fez alguns filmes em que não teve grande relevo como Big Momma's House (O Agente Disfarçado, 2000), Angel Eyes (Olhos de Anjo, 2001) ou Hart's War (Em Defesa da Honra, 2002).
2005 foi o seu ano de ouro: integrou o elenco de luxo do aclamadíssimo Crash (Colisão), de Paul Haggis, vencedor do Óscar de Melhor Filme, um poderoso drama em mosaico sobre as tensões raciais em Los Angeles. Para além desse grande papel, foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator por Hustle & Flow (2005), de Craig Brewer, interpretando um chulo, Djay, desesperado para mudar de vida, tornando-se músico. A sua fantástica interpretação neste filme deu-lhe também uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático, entre outros prémios. Ainda nesse ano, participou em Four Brothers (Quatro Irmãos), de John Singleton; Get Rich or Die Tryin', de Jim Sheridan, com o rapper 50 Cent; e em dois conceituados telefilmes: Their Eyes Were Watching God, com Halle Berry, e Lackawanna Blues.
Para além de ator, Howard tornou-se também um músico autodidata, tocando piano, guitarra e compondo, dotes que puderam ser comprovados no filme biográfico Ray (2004), com Jamie Foxx a interpretar Ray Charles.
Como referenciar: Terrence Howard in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 06:15:14]. Disponível na Internet: