Teruel

Província da Espanha Oriental incluída na Comunidade Autónoma de Aragão cuja capital é a cidade de Teruel. Faz fronteira com as seguintes províncias : Saragoça a norte, Tarragona e Castellón a este, Valência a sul, Cuenca a sul e a sudoeste, Guadalajara a oeste.
Tem uma superfície de 14 918 km2. A população absoluta da província de Teruel é de 142 160 habitantes, o que equivale a 0,32% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 9,6 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É uma região de montanhas e de planícies férteis. O clima é mediterrânico de feição continental e de montanha. É importante pela sua arte mudéjar, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Os principais atrativos são os edifícios mudéjares, o Mausoléu dos Amantes de Teruel, o Centro Paleontológico Dinópolis e uma grande riqueza cultural. A arte mudéjar recorda o seu passado multicultural. Os principais monumentos deste estilo são: a Igreja de Santa Maria, a Catedral da Diocese de Teruel, as Torres do Salvador, S. Martin e S. Pedro.
Do miradouro de Los Mansuetos pode observar-se a melhor vista da cidade de Teruel.
Os presuntos desta região são especialmente apreciados, sendo a cerâmica a indústria mais importante.
Como referenciar: Teruel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 06:23:28]. Disponível na Internet: