Artigos de apoio

teste do Pata Negra

O teste do Pata Negra é um teste projetivo temático criado por Louis Corman.
É composto por uma série de imagens, de uma família de porcos, em que o mais pequeno se chama Pata Negra (daí o nome), representadas em diversas situações.
A inovação deste teste passa pelo seu modo de aplicação, que difere da de outros testes projetivos. Neste caso, os cartões não são apresentados numa ordem predefinida, a fim de a criança contar uma história a partir de cada um deles. No Pata Negra, após a apresentação da família PN, é pedido à criança que escolha sobre quem tem vontade de contar uma história. Este método foi considerado original entre os demais testes existentes, pois permite estabelecer uma diferença entre os cartões que a criança gosta e os que não gosta, possibilitando assim uma identificação com as escolhas realizadas. Realizam-se posteriormente algumas questões sobre o pequeno Pata Negra, por exemplo: "O que vai ser o PN quando crescer?", ou "Quem é o mais feliz?". Estas questões apelam à imaginação e colocam a criança no lugar do pequeno Pata Negra, o que remete para a sua própria realidade.
Apesar de ser um teste longo, convém realizá-lo todo de uma vez, já que se pretende atentar nos movimentos defensivos e nos movimentos projetivos de toda a sequência.
Este teste proporciona uma análise das capacidades de individuação, de diferenciação e de identificação da criança.
Como referenciar: teste do Pata Negra in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-16 16:34:59]. Disponível na Internet: