teto

Na construção, um teto consiste no interior da cobertura de um edifício, ou de um piso de uma habitação, que pode fazer parte do telhado ou do pavimento do piso superior ou ser independente destes. Existem diversos tipos de tetos.
Teto decorado
Teto de um recinto, especialmente quando está decorado com pinturas ou trabalhos de gesso, geralmente justapostos. Pode ser executado com uma argamassa de gesso sobre uma armação, por placas de gesso prefabricadas (estafe) ou tiras metálicas pintadas ou revestidas de plástico. Quando o teto decorado se suspende do teto, deixando um espaço entre ambos, para permitir a passagem e a ocultação de instalações, ou por motivos decorativos, chama-se teto falso.
Teto falso
Aquele que se constrói separado do pavimento do piso superior, deixando uma câmara de ar, que se pode aproveitar para a passagem de instalações escondidas (condutas, ar condicionado, etc.). Os tetos falsos também se utilizam para diminuir a altura das habitações, tornando-a proporcional às dimensões do recinto que cobrem, ou para ocultar os elementos estruturais que suportam o piso superior.
Como referenciar: Porto Editora – teto na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-22 03:54:31]. Disponível em