Tetraonídeos

Família de aves, da ordem das galiformes, constituída por dezoito espécies. As aves desta família são de grande tamanho e vivem nos bosques ou em espaços abertos. Os Tetraonídeos apresentam um dimorfismo sexual muito pronunciado. O macho de tom mais escuro no conjunto apresenta o pescoço de cor cinzento-ardósia e o dorso pardo-achocolatado, sobre o papo tem uma faixa transversal verde-azulada com reflexos furta-cores. As patas inferiores são negras, salpicadas de branco em proporções variáveis com as áreas geográficas. O bico é de cor branco-marfim e sobre cada órbita existe um pedaço de pele túrgida e nua de cor vermelho-carmim. A fêmea apresenta um aspeto completamente diferente do macho. De cor muito mais modesta tem um tom geral pardo-avermelhado barrado de negro, com as pontas do pescoço em certas zonas de cor cinzenta. A plumagem da fêmea permite a camuflagem da ave. Tem uma alimentação fitófaga à base de folhas, frutos e sementes.
Na parada nupcial de algumas espécies de Tetraonídeos, destaca-se a posição vertical do pescoço, com a cauda aberta em leque. Só a fêmea choca os ovos em número que oscila entre os quatro e oito. A sua incubação demora entre 20 e 25 dias.
São aves sedentárias e ocupam uma grande área de distribuição na Europa central e meridional, Escandinávia, Finlândia e todo o norte da Rússia.
O galo-selvagem-grande, o galo-liso e a galinha-do-bosque são exemplo de Tetraonídeos.
Como referenciar: Tetraonídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 08:25:56]. Disponível na Internet: