texto de reflexão

O texto de reflexão é o que revela um ato de pensar, um movimento do pensamento capaz de se interrogar a si mesmo. O ato de pensar concorre para a observação, análise e interpretação das emoções, sentimentos, conceções e pensamentos intervindo na sua apreciação.
Ao expor uma reflexão, este tipo de texto tem de mostrar o que cada ser humano pensa, independentemente dos conhecimentos resultantes do senso comum. Deve constituir novo modo de ver e compreender as coisas e, ao mesmo tempo, contribuir para novos conhecimentos.
O texto de reflexão, que deve revelar o que pensamos sobre as coisas, trabalha com os conceitos, as ideias e as opiniões, procurando encadeamentos lógicos entre os enunciados e a sua fundamentação.
Fernando Pessoa, como artista, concebe o poema como reflexão sobre o "Eu", sobre os seus estados emotivos, e sobre o próprio ato criador. Para ele, a poesia constitui um ato estético de objetivar, à distância, vivências profundas, ou mesmo aquelas que não teve, mas que o seu intelecto considera importante recordar.
Como referenciar: texto de reflexão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 10:12:45]. Disponível na Internet: