The Band

Banda canadiana, formada em finais da década de 60 do século XX, em Toronto, por Robbie Robertson (guitarra, voz), Richard Manuel (piano, bateria), Garth Hudson (órgão), Rick Danko e Levon Helm. Inicialmente conhecidos como Levon & the Hawks, os músicos foram desenvolvendo um estilo apoiado em ritmos r&b, soul e gospel. A banda mudou-se para Nova Iorque e editou Go Go Liza Jane e The Stones I Throw, ambos gravados ainda sob a designação de Levon and the Hawks. Em 1965, surge So Many Roads e, através desse registo, foram apresentados a Bob Dylan, com quem atuaram pela primeira vez em agosto desse ano, depois em 1966 e ainda na sua passagem pelo festival de Woodstock, onde gravaram as célebres "Basement Tapes".
Já conhecido como The Band, o quinteto confirmou as suas potencialidades, através da composição de letras repletas de metáforas históricas e bíblicas, que refletiam as aspirações de uma geração insatisfeita. De volta à estrada, a banda retratou os riscos dessas andanças no álbum de 1970, Stage Fright, que incluiu um dos temas mais representativos da época, intitulado "The Rumor". Em 1972, o grupo voltou a trabalhar com Bob Dylan, no álbum Planet Waves, e partiu com o músico em digressão, tendo o resultado sido registado em Before The Flood. Northern Lights-Southern Cross refletiu a renovação da criatividade que os músicos sofreram pela vida na estrada com Bob Dylan.
Em 1976, os músicos decidiram pôr um ponto final na existência do projeto The Band, com a realização de um último concerto de gala em São Francisco, no dia 25 de novembro. O acontecimento, que ficou conhecido por The Last Waltz, contou com a participação de uma série de convidados, como Bob Dylan, Eric Clapton, Muddy Waters, Van Morrison, Neil Young e Joni Mitchell. A cerimónia serviu de mote ao filme de Martin Scorsese com o mesmo nome e à edição de um álbum triplo.

Como referenciar: The Band in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:45:49]. Disponível na Internet: