The Cardigans

Os Cardigans surgiram em outubro de 1992 na cidade de Jönköping, na Suécia, por iniciativa de dois amantes do heavy-metal, o guitarrista Peter Svensson (n. 1974-10-18, Jönköping), um antigo estudante de teoria musical e composição jazz, e o baixista Magnus Sveningsson (n. 1972-04-04, Falköping). Os dois decidiram formar uma banda pop com Nina Persson (n. 1974-09-06, Örebro), Bengt Lagerberg (n. 1973-07-05, Karolinska) e Mattias Alfheim, tendo-se mudado para a cidade de Malmö. Em setembro de 1993, Alfheim deixou a banda e foi substituído pelo teclista Lars-Olof Johansson (n. 1973-02-23, Huskvarna).
Ainda no mesmo ano, gravaram uma fita que agradou ao produtor Tore Johansson, que desde logo os convidou a gravar no seu estúdio. No ano seguinte os Cardigans editaram Emmerdale, cujo single, "Rise & Shine" constituiu grande êxito na Suécia. Os leitores da revista sueca Slitz votaram Emmerdale o melhor álbum de 1994, revelando a solidez com o que projeto se impôs no seu país natal.
O final do ano foi ocupado em digressão pela Europa e em gravações do que viria a ser o segundo trabalho do grupo. Life, lançado em março de 1995, incluiu várias regravações de temas de Emmerdale (nomedamente "Rise & Shine") e vendeu cerca de um milhão e meio de cópias em todo o mundo, especialmente no Japão, onde atingiu a Platina. Incluiu ainda os singles "Carnival" e "Hey! Get Out of My Way". Só em 1996, os Cardigans assistiriam à edição de Life nos Estados Unidos da América, mas a tempo de constituir um sucesso comercial e de lhes proporcionar a oportunidade de esgotarem oito concertos no verão do mesmo ano. Seguiu-se First Band on the Moon (setembro de 1996), do qual foram extraídos os singles "Your New Cuckoo", "Been It" e, acima de tudo, "Lovefool", incluído na banda sonora do filme Romeo + Juliet (1996), do realizador Baz Luhrman, e cujo videoclip passou com assiduidade na estação televisiva MTV. Neste trabalho, a vocalista Nina Persson assumiu, pela primeira vez, a autoria das letras de grande parte das canções, uma vez que os dois primeiros álbuns tinham sido da responsabilidade de Peter e Magnus. O álbum foi Ouro nos Estados Unidos, Platina no Japão, vendeu dois milhões de cópias em todo o mundo e motivou uma extensa digressão mundial.
Em 1998, o grupo lançou Gran Turismo (1998), cujos momentos mais marcantes estiveram a cargo dos temas "Erase & Rewind" e "My Favourite Game". No ano seguinte, participaram no álbum Reload, de Tom Jones, através do tema "Burning Down the House".
Depois do sucesso de Gran Turismo, alguma expectativa foi formada em torno do próximo lançamento do grupo. O regresso aconteceu com Long Gone Before Daylight, lançado primeiro na Europa, em 2003, e no ano seguinte no mercado americano. O disco não conseguiu o mesmo air-play do anterior, nem produziu nenhum grande hit, mas ajudou a manter os Cardigans como um dos projetos mais promissores da música pop europeia.
Como referenciar: The Cardigans in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 00:05:29]. Disponível na Internet: